quinta-feira, 24 de maio de 2012

Morte de jovem em Toledo levanta a suspeita de dengue hemorrágica


O óbito ocorreu na madrugada de hoje, 24, e colocou em alerta as autoridades de saúde. A adolescente de quinze anos é moradora de Vila Nova, distrito de Toledo, distante cerca de quinze quilômetros da sede. De acordo com familiares, Adriele Berno sentiu-se mal na terça-feira com febre e dores de cabeça. Ela foi internada na quarta-feira no HCO de Toledo com 40,5º de febre.             O óbito foi registrado na madrugada desta quinta-feira. Durante o velório os familiares disseram não entender como pode ter ocorrido o óbito de forma tão rápida em uma pessoa que tinha muita saúde.
O laudo médico apresentado para a Regional de Saúde aponta para quatro suspeitas: dengue hemorrágica, leptospirose, antavirose e febre amarela. O material coletado do corpo da jovem foi enviado para o laboratório central de Curitiba. O resultado da análise será apresentado na próxima quarta-feira.

         Embora ainda não se tenha a confirmação de dengue hemorrágica o fato é que a situação da doença em Toledo é de alerta. Só na última semana foram registrados mais sete novos casos e já chegam a 141. O problema é tão grave que está exigindo medidas mais enérgicas.

         O diretor da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin, afirma que atitudes mais enérgicas serão tomadas a partir de agora para controlar os focos do mosquito transmissor da doença. Ele afirma que, se preciso, acionará a polícia nos casos em que o proprietário não permitir a entrada dos agentes de endemias nos imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário